Parabéns a Martha Graham !
No dia 11 de maio de 1894 na Pensilvânia,nascia uma das maiores representantes da dança contemporânea nos EUA,Martha Graham.
Influenciada pelo crença do pai neurologista de que o diagnóstico de seus pacientes deveriam ser feitos através de uma análise de seus movimentos,Martha passou a ter um certo interesse pela dança.Quando ainda era criança,ela e sua família foram obrigados a se mudar para a Califórnia,pois sua irmã passou a desenvolver asma e precisava de uma lugar com clima mais adequado.Assim,em 1911,Martha se matricula na Companhia de Ballet da bailarina Ruth S.Denis,tendo então,sua primeira grande oportunidade de dançar na Mason Opera House em Los Angeles.
Assim,percebendo seu dom para a dança,Martha decidiu se matricular em um colégio orientado para as artes e anos mais tarde,na récem - inaugurada Escola de Dança Denishawn.Ela via nessa escola,um segundo lar,tanto nos seus anos como aluna,como nos seus anos como professora.
Durante seus 70 anos de dança e coreografia,Martha Graham recebeu inúmeras homenagens,incluindo a Chave da cidade de Paris e a Ordem da Coroa Preciosa do Império Japonês.Além disso,foi a primeira dançarina a se apresentar na Casa Branca,a viajar para o exterior como embaixadora cultural e a receber o maior prêmio civil dos EUA:a Medalha Presidencial da Liberdade.
Seu objetivo era desvendar a alma humana e não se identificar com os ritmos da natureza e assim dizia:
"Eu não quero ser uma árvore, uma flor, uma onda ou uma nuvem. No corpo de um bailarino devemos, como espectadores, tomar consciência de nós mesmos. Não devemos procurar uma imitação das ações cotidianas, dos fenômenos da natureza ou de criaturas exóticas de outro planeta, mas sim alguma coisa deste milagre que é o ser humano motivado, disciplinado e concentrado. A vida, contrariamente à puritana, é uma aventura, uma forma de expansão do homem que exige extrema sensibilidade para ser realizada com graça, com dignidade e com eficácia… O corpo e alma estão implicados de forma indivisível nesta experiência da vida, e a arte pode ser vivida por um ser total. Só uma sensibilidade apurada e exaltada realiza esta concentração no instante que é a verdadeira vida."
Então,nesse dia no qual Martha Graham faria 117,vamos dançar,ver a vida por outro ponto de vista,vamos fazer dos movimentos corporais da dança,uma forma de desvendar a alma humana...
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário