Justin Bieber está em toodas...
Em 2010, ao se verificar os top 10 das principais redes sociais e buscadores, meia dúzia de termos estão em quase todas, ainda que em posições alternadas: Copa do Mundo, Justin Bieber, iPad e Haiti aparecem nos principais resultados do Twitter, Facebook, YouTube e Google, incluindo o Brasil. E Bieber aparece em quase todas.
Os primeiros das listas são totalmente distintos: no Twitter, o "trending topic" global mais importante foi o derramamento de óleo no Golfo do México (e levou o microblog a dar ao pessoal da British Petroleum ¿ @BPGlobalPR ¿ o quarto lugar nas principais mensagens do ano, com a frase "Catástrofe é uma palavra forte, vamos concordar e chamar de um pequeno engano").
No Facebook, o estranho (aos brasileiros) termo HMU ("hit me up") foi sucesso em todo o mundo, mas na lista brasileira a presidente eleita Dilma Rousseff levou a primeira posição. No Google, o termo de maior crescimento foi o bate-papo semipornográfico Chatroulette, no mundo, e a musa da seleção paraguaia na Copa para os brasileiros.
A Copa do Mundo foi segundo ("FIFA World Cup") e quinto (vuvuzela) lugar no Twitter, também segundo no Facebook ("World Cup") e terceiro no ranking "social" do Google Brasil ("tabela da Copa", algo importante no país dos bolões corporativos). No Facebook Brasil, termos ligados à Copa aparecem em quarto (o ex-técnico Dunga), sexto (Neymar), sétimo ("Copa do Mundo") e oitavo lugares (o jogador Felipe Melo).
Só que o único termo em comum em todas as listas (exceto a do Facebook Brasil) é o cantor teen Justin Bieber: está em oitavo no Twitter, sexto no Facebook mundial, terceiro nos termos emergentes do Google mundial e do Brasil e segundo na lista "social" do Google Brasil. No YouTube, surge em nono lugar na lista dos vídeos mais assistidos do ano (em um vídeo do programa do apresentador Jimmy Kimmel) e em quatro posições dos vídeos musicais com mais exibições ¿ incluindo o primeiro lugar.
A consolidação das listas mostra, pelo menos no Brasil, alguma consciência política. Na lista do Facebook Brasil, a presença de Dilma Rousseff, o deputado eleito Tiririca (em segundo lugar!) e PSDB (em décimo) mostram sinais de preocupação do internauta. No Google Brasil, o termo "eleições 2010" aparece na quarta posição.
Em tecnologia, poucos termos definem 2010: foi o ano do iPad (sexto no Twitter, quarto no Facebook, segundo no Google), do iPhone 4 (também em quarto no Facebook), do sistema operacional Android (sétimo no Twitter), dos jogos no Facebook (quarto lugar no Facebook mundo) e do Farmville (quinto no Facebook Brasil). A lista dos termos mais emergentes em buscas do Google mundial traz ainda o Chatroulette, Twitter e Facebook.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário